Com a crescente utilização das tecnologias, surge também uma evolução no que diz respeito a meios de pagamento, tendo-se assistido ao aumento dos pagamentos inteligentes em detrimento da utilização do dinheiro físico.
A verdade é que esta tendência já faz parte do nosso dia-a-dia e quem quiser manter-se rentável deverá estar preparado para esta nova realidade, quer atue em comércios físicos ou em e-commerce.

O que são Smartpayments?

Com a consolidação do e-commerce e a mudança de hábitos dos consumidores, surgem novas formas de pagamento que permitem transações comerciais sem recurso a dinheiro, sendo a cobrança feita através de aplicativos.

Estes pagamentos são uma tendência e são várias as tecnologias que têm surgido nos últimos tempos.

Serviços como o Apple e Google Pay e o Mbway têm reforçado a utilização de sistemas virtuais, mas também estabelecimentos físicos já começam a utilizar novos conceitos de pagamentos digitais como é o caso das lojas Amazon Go, onde os consumidores vão até às lojas, escolhem os produtos e saem sem ter que esperar em filas para pagar. Tudo é cobrado automaticamente através do aplicativo.

Como caminha o futuro dos pagamentos?

As inovações estão focadas em facilitar a vida dos consumidores atuais, cada vez mais exigentes e sem tempo a perder com burocracias.

O dinheiro físico dá espaço ao uso dos smartphones e dos smartwatches, garantindo pagamentos de forma simples e segura.

No que diz respeito à adaptação das novas metodologias de pagamento, o futuro traz desafios para os comerciantes contudo promete também mais segurança e fiabilidade às transações.

Notícias recentes