Celebra-se hoje o “Dia Internacional da Internet Segura” com o objetivo de consciencializar para os diversos problemas que podem surgir com a utilização da Internet, sobretudo no caso dos mais novos.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo EU Kids Online, Portugal destaca-se como sendo um dos países onde mais crianças e jovens revelam confiança ao lidar com os riscos na Internet, contudo nunca é demais alertar para a importância da adoção de práticas de segurança e de prevenção e combate ao ciberbullying.

O tema central deste ano é “Juntos por uma Internet melhor” e é nesse sentido que deixamos algumas dicas para evitar riscos desnecessários:

Auto responsabilidade das publicações nas redes sociais:

Muita atenção quando postar fotos em biquíni aparentemente inocentes. Estas podem facilmente ser copiadas e transformadas em conteúdo inadequado.

Localização do seu smartphone:

Sabia que o seu computador e smartphone podem marcar a sua Geolocalização sem que tenha conhecimento disso? Esta questão não diz respeito somente à segurança da sua imagem, mas também à sua segurança física. Evite marcar a sua localização, principalmente em tempo real.

 

Siga a dica agora mesmo!

  • Abra o menu de configurações do navegador do Google;
  • Clique na parte inferior da página “Mostrar configurações avançadas”;
  • Em seguida, localize a aba “Privacidade” e clique em “Configurações de conteúdo”;
  • Uma nova janela se abrirá. Em “Localização”, e clique em “Não permitir que sites rastreiem minha posição”.
Compras online:

Prefira fazer compras exclusivamente em sites seguros (“https”) e no seu computador pessoal;

Feliz dia da Internet segura!

Notícias recentes

Dia da Internet segura

Segurança|

Celebra-se hoje o “Dia Internacional da Internet Segura” com o objetivo de consciencializar para os diversos problemas que podem surgir com a utilização da Internet, sobretudo no caso [...]

Proteja os seus dados!

Segurança|

Celebrou-se ontem o Dia Europeu da Proteção de Dados e é com base nessa temática que partilhamos consigo alguns conselhos de cibersegurança, que poderão ajudá-lo a manter os [...]