O termo Indústria 4.0 já não é novidade para ninguém, mas progressivamente as empresas têm vindo a tomar consciência da sua importância nos processos e gestão na manufatura.

O modelo industrial na quarta revolução alterou o perfil da produção, com foco nas inovações tecnológicas dos campos de automação, controlo e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. Tudo isso, para originar “fábricas inteligentes”.

Isso só foi possível devido ao desenvolvimento das tecnologias e a “revoluções industriais” que decorreram ao longo dos últimos séculos.

Quais as vantagens da indústria 4.0?

Operações integradas e em tempo real

A possibilidade de acompanhar a produção em tempo real torna os processos mais dinâmicos e melhora a produtividade. A possibilidade de os gestores poderem acompanhar o processo no momento, permite fazer ajustes com a tomada de decisões de reflexo imediato

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade como já referido anteriormente, é definitivamente um dos principais benefícios da Industria 4.0. O investimento na tecnologia permite que as empresas atinjam maior agilidade e precisão através de processos automatizados, reduzindo a possibilidade de erros e perdas.

Redução de custos

A automação industrial permite diminuir os custos gerais dentro da indústria, nomeadamente no que diz respeito aos gastos com capital humano.
O sistema é responsável pelo desempenho de determinadas operações diárias, permitindo uma dominuição nos postos de trabalho.
Por serem equipamentos dotados de inteligência para executar diversas tarefas com precisão, possibilita ainda uma redução significativa nos gastos com matérias-primas.

Redução de erros

Com a redução da intervenção humana no processo de montagem e em tarefas repetitivas, diminui de forma considerável os erros cometidos nas etapas de produção. Com as máquinas devidamente programadas e calibradas é mais fácil manter a qualidade do produto e também fazer os testes necessários.

O uso da inteligência artificial obtida através da implementação da Industria 4.0, permite que as empresas se mantenham estáveis mesmo diante de um cenário de crise ou de alta competitividade.

O Software de Produção Industrial – Flow Manufacturing

No contexto da Indústria 4.0, a Flowtech criou em 2006 a tecnologia Flow Manufacturing, capaz de apoiar as industrias nas operações de transformação.

Com esta tecnologia, a sua empresa encontrará novas oportunidades de inovação totalmente adaptadas à sua realidade e capaz de rentabilizar as suas atividades rotineiras. Poderá automatizar todo e qualquer tipo de processo repetitivo e além disso, conectar diferentes fontes de dados, para que esses cruzamentos forneçam insights valiosos para novas tomadas de decisão (pessoas, processos, informação, equipamentos).

Se ficou curioso e gostaria de saber mais acerca da tecnologia Flow na sua indústria, solicite uma demonstração e fale com um dos nossos especialistas!
Pedir demonstração

Notícias recentes